quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CBK e CBDU discutem o futuro do Karate Universitário

Dirigentes da Confederação Brasileira do Desporto Universitária (CBDU) e da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) reuniram-se, nesta quarta-feira (20/02), em Brasília (DF), para discutir projetos que consolidem e ampliem o calendário de competições universitárias de karatê.
O novo presidente da CBK, Luiz Carlos Cardoso do Nascimento, eleito em
janeiro, esteve na sede da CBDU, acompanhado de Willian Cardoso, diretor técnico da CBK, do presidente e diretor administrativo da Federação Candanga de Karatê, Abdias Cordeiro e Antônio Gerardo Coelho, foram recebidos por Luciano Cabral e os gerentes técnicos e de eventos da CBDU.
“Para nós os torneios universitários são palco da união entre os diferentes estilos do karatê. Queremos reforçar e ampliar principalmente os trabalhos e diálogos entre as federações estaduais de karatê e universitárias para fortalecer a categoria universitária. Nosso objetivo é fomentar os torneios regionais e, também, lançar as bases para futuras competições continentais”, destacou Luiz Carlos.
Luciano Cabral, presidente da CBDU, agradeceu a visita dos dirigentes da CBK e reforçou o projeto de aproximação do desporto universitário às confederações especializadas. “Temos a preocupação de consolidar parcerias com as confederações, abrindo as portas das instituições de ensino para diferentes modalidades e, também, divulgando o esporte universitário junto aos atletas, ou seja, uma via de mão dupla. E já temos uma parceria de sucesso com o karatê tanto em torneios nacionais quando internacionais, inclusive com a conquista de medalhas e títulos mundiais universitários”.
As diretorias técnicas da CBDU e da CBK iniciaram as discussões para a ampliação e regionalização das competições por meio das disputas das categorias universitárias nos torneios regionais e nacional da CBK.
A parceria entre CBDU e CBK consolidou-se em 2009 com a realização das disputas da categoria universitária no Brasileiro Sênior de Karatê, em Natal (RN). Em 2010, o karatê integrou definitivamente o programa da Liga do Desporto Universitário de Lutas. E, em 2011 e 2012, os lutadores universitários puderam participar da Liga de Lutas e do Brasileiro de Karatê.
A CBDU, em parceria com a CBK, levou delegações para os Mundiais Universitários de 2010 e de 2012. Nas duas competições, a delegação brasileira conquistou o vice-campeonato de Valéria Kumizaki (Unioeste/SP), em 2010, em Montenegro, e o ouro de Wellington Barbosa (Upis/DF), em 2012, na Eslováquia.

Por: Pollyanna Pádua
Liga do Desporto Universitário-LDU
A modalidade de Karate da LDU será disputada na cidade de São Paulo-SP nos dias 27 e 28 de abril de 2013. Convocamos os atletas universitários de Karate de todo o Brasil para participar do evento. Maiores informações  serão disponibilizadas, em momento oportuno, nesse blog e no site da CBDU http://www.cbdu.org.br/cbdu_2011/ .


Att.
Confederação Brasileira de Karate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.